quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Gustavo Del Nero Ferreira – 06004163

 Filosofia da linguagem e Comunicação. 

Os meios de comunicação sempre vêem sofrendo mudanças com a evolução dos aparatos técnicos. Com isso temos a migração de diversas linguagens para diferentes meios que se reformulam para decodificar uma mensagem ao usuário.  Com a evolução do aparato técnico, comunicar ficou muito mais fácil e ágil, hoje pode-se transmitir uma mensagem sem sair de casa, houve um crescimento desenfreada de meios de comunicação.

Esse crescimento transformou a comunicação, antes onde era um meio de informação e cultura se tornou um poço de desinformação e inverdades, por conta da falta de credibilidade das novas pessoas que colocam informação em circulação. Houve uma contaminação generalizada em meios que antes eram lidados como fontes confiáveis. A internet foi um grande colaborador para essa contaminação, coma convergência das mídias hoje se fala em televisão na web ou jornal na web, que não tem o mesmo potencial informacional do que os antigos meios, mas ganham tanta credibilidade quanto os mais antigos.

A mídia se transformou em um grande fazedor de negócios, “a indústria cultural” onde o dinheiro vale mais do que uma informação, e a cultura e a qualidade são segundo plano. Quando os meios de comunicação viraram indústrias, a qualidade de programação e conteúdo cai, as propagandas, grandes fontes de lucro, invadem cada vez mais o espaço de um conteúdo cultural, e tomam tanto espaço que muitas vezes até interferem no conteúdo de uma programação (marshendising).

A televisão é um bom exemplo da contaminação da falta de conteúdo, para tentar competir com meios mais acessíveis como a internet, por exemplo, onde os conteúdos são jogados e podemos pegar e retransmitir da forma que quisermos, a televisão acaba se transformando em u ma miscelânea de conteúdos jogados, onde só o que importa é o atrativo que se transforme em lucro. Uma grande irresponsabilidade, pois a televisão é tão poderosa quanto uma arma de destruição em massa, ela contamina e dissemina.

Muitos estudiosos perceberam a importância do estudo da linguagem de forma que a Epistemologia que estuda a crença e o conhecimento é um dos focos de estudos maiores dos filósofos da linguagem. A percepção do poder que a linguagem exerce na crença é fundamental para se fazer comunicação, intender o poder que isso pode trazer é o caminho para transformar a linguagem em uma ferramenta em potencial. A linguagem também se confunde coma filosofia no estudo da lógica, que estuda a interferência, ou a tentativa de criação de critérios para organização.

Hoje a internet é o meio de comunicação que passa por toda essa reformulação de linguagem, apenas como um protótipo de comunicação, mas com um poder maior do que qualquer outro meio, ela vem cada vez mais tomando o espaço e agregando diversos tipos de linguagem, isso a torna cada vez mais poderosa, afinal dominar todas as linguagens é a melhor forma de se comunicar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário