Dentre as principais características que definem o hipertexto está a forma de escrita não linear, ou seja, assimética. Independente do suporte onde vemos o texto, podemos encontrar exemplos de não linearidade, se na hipermídia temos os links, nós hipertextuais, em um livro temos as notas de rodapé que dão a opção do leitor ler outros conteúdos que fogem da linearidade do texto corrido.
A idéia de co-autoria é um outro diferencial do hipertexto. Neste caso citamos o wikipedia como exemplo mais simples, onde todos podem inserir conteudos, editar os existentes ou simplesmente avaliar o que está no ar. É como um palinpsexto, um texto que é feito para ser reescrito, colado sobre outro, reaproveitado, onde ao apagar e reescrever por cima, os ruídos fazem parte do material.
Esta intreratividade, que da autonomia de escolher como, quando e em que ordem ver os conteudos que já existem, criar novos conteudos ou alterar os que já exitem fazem do hipertexto uma experiência imerssiva. Mas deve-se tomar muito cuidado com este conceito de interatividade.
Interatividade e interação são coisas diferentes, para que haja interatividade, a interação é fundamental, mas nem sempre que há interação há interatividade. O que as diferencia pode ser mais facilmente compreendida a partir do exemplo de um videogame. Não há interatividade neste caso, pois as repostas do jogo foram pré estabelecidas a uma gama de possibilidades de ações previstas pelo interator, então temos um caso de interação, pois o game não pode responder a uma ação inusitada do jogador. A relação de interatividade deve haver uma cumplicidade, um outro exemplo: quando conversamos com alguém que não esta prestando atenção e responde de forma mecânica, apesar de haver ação e reação de ambas as partes, se não há cumplicidade, trata-se meramente de uma interação.
O hipertexto trabalha muito com a idéia de multiplissidade, visto a quantidade de possibilidades que os nós hipertextuais proporcionam uma vez que a "malha" multiplica-se (um link com n opções que por sua vez, tem mais n opções). E esta quantidade de opções está diretamente relacionada a diverssidade.
O Hipertexto é intextual, por exemplo, um texto sempre esta dentro de um outro texto que se refere a um outro texto, este é mais um dos efeitos causados pelos links, assim como a transtextualidade que é um texto que se articula como um arquétipo em um outro texo (referências), quando ele transcente a um tempo histórico. Um exemplo está no filme Amores Brutos, de Alejandro González Iñárritu, onde em apenas um momento as várias histórias que contém na trama se fundem em um ponto em comum, um acidente.
Cecília Brandão - 06006650
Nenhum comentário:
Postar um comentário